­

Comida na Índia

por - julho 11, 2024



Uma das coisas que mais assusta os brasileiros quando pensamos na Índia é a comida. A aparência da comida é bem diferente do que estamos acostumados, nós ouvimos falar que é muito apimentada, volta e meia aparecem vídeos que tiram qualquer vontade de experimentar e, é claro, o fato de ser conhecido como um país vegetariano assusta muito brasileiro, que não dispensa um bom churrasco.

Até uns anos atrás, eu nunca tinha experimentado comida indiana. Eu sempre fui muito difícil para comer, e nunca procurei conhecer mais tipos de culinária. Porém, depois que finalmente experimentei, ainda aqui em São Paulo, me apaixonei!

Poori recheado com especiarias e romã | Dosa com acompanhamentos


Comida Vegetariana


A Índia é um paraíso para os vegetarianos. Apesar de não ser vegetariana, não sou fã de carne (meus churrascos sempre tem muito queijo coalho, pão de alho e abobrinha!). Quando vou para restaurantes aqui no Brasil, é difícil ter uma grande variação de pratos, já que a grande maioria tem algum tipo de carne e eu sempre procuro os pratos vegetarianos. que não envolvem carne.

Na Índia, por outro lado, o que não faltavam eram opções! Praticamente qualquer restaurante que eu visitei, o menu com opções vegetarianas era muito mais diverso do que o outro! Inclusive, até o McDonalds não oferece nenhum sanduíche com carne de vaca e a maior parte das opções é vegetariana (eu fiz questão de experimentar e achei uma delícia).

Curiosidade: sabia que o único McDonalds 100% vegetariano fica na Índia?


Foto do McVeggie (o Cheeseburger) e embalagem do Maharaja Mac (o BigMac)

Passei a viagem sem comer qualquer tipo de carne e, confesso, não senti falta. A base da alimentação indiana tem bastante grão-de-bico, batata, queijo e lentilha, quase sempre acompanhado de arroz ou de pão. No final dos 30 dias, já conseguia identificar nos cardápios como pedir cada um desses alimentos sem precisar necessariamente ler a tradução do menu.

Comida Apimentada


Apesar da fama de que a comida é muito apimentada, existem muitas opções que são confortáveis para o nosso paladar, e se mesmo assim estiver muito forte, é só pedir que eles adaptam.


Depois de um tempo na Índia, começaram a achar que eu era indiana. Meu marido nem tiveram dúvida de que não era de lá. Muitas vezes o meu prato acabava vindo mais apimentado do que o dele (mesmo sem a gente pedir!), então em lugares que estão mais acostumados com turistas, eles já maneiram na pimenta porque sabem que não estamos tão acostumados.


De qualquer forma, eu senti que o apimentado da comida deles é diferente do que eu estava acostumada. Muitas vezes não pegava na boca assim que eu mordia, mas depois de estar comendo, eu começava a lacrimejar e meu nariz escorrer.


Um costume que eles têm para facilitar na comida mais apimentada é pedir como sua bebida um lassi, que parece um iogurte que pode ser de vários sabores (meu preferido é o de manga!). Pelo que entendi, a lactose corta um pouco a sensação de ardência, então facilita para comer.



Pratos típicos - pão naan e chapati com especiarias | sobremesa Gulab Jamum


Preparação da Comida


Uma das coisas que mais assusta quem pensa em comida indiana é a preparação. Especialmente depois de ver vários vídeos viralizando mostrando a preparação da comida nas ruas, com padrões de higiene diferente do que nós utilizamos. Sim, isso pode ser um problema na Índia. Nosso corpo pode estranhar.


Por isso o que nos foi recomendado era só visitar restaurantes que fossem indicados pelos hotéis ou pelos guias que pegamos. Nós passamos um mês na Índia e não tivemos nenhum problema nos restaurantes que comemos.


A única vez que tivemos problemas foi quando decidimos experimentar um doce de um vendedor de rua. Já estávamos no meio da viagem e pensamos "não passamos mal até agora, acho que dá para arriscar!". Pois é, deu errado! Mas, apesar de ter desarranjado um pouco a nossa flora intestinal, não foi nada que nos atrapalhou durante a viagem.


Especiarias


A Índia também é famosa pelas especiarias. Enquanto estávamos turistando, passamos por algumas lojas especialmente para isso. Voltamos para casa com chás, misturas de temperos, açafrão...



Conclusão


Posso ser suspeita para falar, mas eu amo comida indiana! Passar um mês me alimentando com a culinária deles não foi difícil, como eu imaginaria que seria, me deixou bem feliz e satisfeita!

E agora que estamos no Brasil, volta e meia aproveitamos para comer a culinária indiana em alguns dos restaurantes que existem por aqui! E sim, um deles é o Samosa & Company que apareceu no programa "Pesadelo na Cozinha" do Jacquan:



Veja também!

0 comentários!