­

Avareza condenada

por - março 10, 2011


Nos dias de hoje, em que a religião não guia mais a vida de muitas pessoas, os pecados capitais não são mais evitados por grande parte da população. Dentre eles, a avareza é a que está mais presente atualmente, o que não é benéfico e pode levar à outros pecados, como a inveja e a gula.

A avareza é a valorização do acúmulo de bens. Sua presença é excessiva por conseqüência do modo de vida capitalista. Nele, há uma valorização daqueles que são ricos, que conseguem melhor padrão de vida, mais oportunidades e maior prestígio social. E todos esses benefícios existentes apenas por causa do dinheiro, independente do caráter.

Como conseqüência, pessoas deixam de valorizar muitas coisas importantes, como família e amigos, já que só se interessam pelo acúmulo de dinheiro. Assim, ocorre a inveja. Esta aparece quando, ao perceberem as vantagens obtidas pelos mais ricos, outros passam a querer prejudicá-los, de maneira a se beneficiar. Deste modo, os ricos devem pagar para proteger-se e perdem grande parte de sua liberdade e privacidade.

Por outro lado, a avareza também pode levar à gula. Ao trabalhar excessivamente para conseguir dinheiro, a pessoa deixa de se preocupar com a alimentação e, assim, passa a guiar-se por sua gula. Além disso, as novas gerações, ao não receberem a devida atenção de seus pais – que vivem trabalhando – não aprendem a alimentar-se, correndo o risco de se tornarem obesos.

Deste modo, percebe-se que a avareza, do modo que é cultuada, é grave e pode levar a conseqüências prejudiciais à vida. Somente com uma mudança no modo capitalista de ver a avareza será amenizada.


Recomendação de filme: Seven, um filme muito interessante que fala sobre os sete pecados capitais na sociedade de hoje. É um filme de ação, com Brad Pitt no elenco.

Veja também!

1 comentários!